O que é câncer de mama?
É o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, sendo uma doença causada pela multiplicação anormal das células de mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto precocemente.
Diagnóstico Precoce:
Todas as mulheres, acima de 40 anos, devem realizar periodicamente consultas e exames clínicos, em especial, a mamografia. Esses procedimentos só aumentam as chances de cura da doença e identificação de tumores impalpáveis. Qualquer alteração suspeita deve ser levada a um profissional de saúde, pois a incidência do câncer só aumenta com o passar da idade.
O que é mamografia?
A mamografia nada mais é do que a radiografia das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão. O procedimento é realizado através de uma compressão de mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores. A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxiliam o diagnóstico de câncer.
Fatores de risco:
- Idade superior a 40 anos, aumento na densidade mamária;
- Histórico de câncer de mama em parentes de 1º grau (mãe ou irmã);
- Histórico de câncer de ovário na família;
- Descoberta de hiperplasia atípica em biópsia mamária;
- Exposição à radiação ionizante para tratamento de doença como Hodgkin e Linfoma.
Como perceber a doença?
Independentemente da idade, é importantíssimo que todas as mulheres conheçam seu próprio corpo. O câncer de mama pode ser percebido através de sintomas, como: Nódulos Caroços Descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente) Retração da pele da mama Vermelhidão Tecido da mama com aparência “casca de laranja”.
O que a mulher deve fazer para se cuidar?
Desenvolver o senso de cuidado e atenção com o seu corpo é fundamental para evitar qualquer tipo de câncer. Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter-se dentro do peso ideal, não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar e realizar exames de diagnóstico é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama.