Outubro-Rosa

Outubro Rosa BOOKEEPERS – Previna-se contra o câncer de mama!

O que é câncer de mama?

É o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, sendo uma doença causada pela multiplicação anormal das células de mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto precocemente.

Diagnóstico Precoce:

Todas as mulheres, acima de 40 anos, devem realizar periodicamente consultas e exames clínicos, em especial, a mamografia. Esses procedimentos só aumentam as chances de cura da doença e identificação de tumores impalpáveis. Qualquer alteração suspeita deve ser levada a um profissional de saúde, pois a incidência do câncer só aumenta com o passar da idade.

O que é mamografia?

A mamografia nada mais é do que a radiografia das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão. O procedimento é realizado através de uma compressão de mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores. A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxiliam o diagnóstico de câncer.

Fatores de risco:

  • Idade superior a 40 anos, aumento na densidade mamária;
  • Histórico de câncer de mama em parentes de 1º grau (mãe ou irmã);
  • Histórico de câncer de ovário na família;
  • Descoberta de hiperplasia atípica em biópsia mamária;
  • Exposição à radiação ionizante para tratamento de doença como Hodgkin e Linfoma.

Como perceber a doença?

Independentemente da idade, é importantíssimo que todas as mulheres conheçam seu próprio corpo. O câncer de mama pode ser percebido através de sintomas, como: Nódulos Caroços Descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente) Retração da pele da mama Vermelhidão Tecido da mama com aparência “casca de laranja”.

O que a mulher deve fazer para se cuidar?

Desenvolver o senso de cuidado e atenção com o seu corpo é fundamental para evitar qualquer tipo de câncer. Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter-se dentro do peso ideal, não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar e realizar exames de diagnóstico é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.