O termo Compliance diz respeito a um estado de conformidade com as normas internas e externas regulamentadoras de uma determinada atividade. Em outras palavras, refere-se ao estrito cumprimento da legislação de forma a prevenir, detectar e responder a possíveis problemas de desvios entre as normas.

 

Por consequência, o Compliance Tributário se relaciona com a observância e, conformidade com as normas tributárias vigentes na legislação em cada período analisado.

 

Como a legislação tributária sofre cerca de 45 alterações por dia útil os benefícios de uma sistemática de Compliance Tributário são inúmeros: eliminação de multas e da insegurança tributária, melhores relatórios de auditoria, baixa exposição ao Fisco, dentro muitos outros.

 

Com o advento do SPED e da informatização dos processos fiscalizatórios a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda dos Estados têm capacidade de cruzar informações e detectar rapidamente irregularidades existentes nas práticas empresarias e proceder com autuações sem a necessidade da presença física de um fiscal.

 

Além de pesadas multas você já pensou no prejuízo para uma empresa que perdeu um processo de Licitação por conta de não ter conseguido uma Certidão Negativa ou uma Certidão Positiva com efeitos de Negativa?

 

De fato, os prejuízos causados podem ser assombrosos e principalmente inesperados.

Em média, as empresas perdem cerca de 20% a 30% do valor de benefícios fiscais por inconsistências na escrituração e demais documentos fiscais. Ou ainda, possuem sérias divergências no valor da apuração dos impostos, comprometendo diretamente seu resultado.

 

Por conta disso, a BOOKEEPERS uniu o que há de melhor em tecnologia e profissionais especializados na área tributária para desenvolver a solução Compliance BKS.

 

A solução, por meio de um sistema desenvolvido pela própria Bookeepers, cruza as obrigações acessórias da empresa validando a integridade individual de cada documento e a correlação de suas informações com as demais declarações apontando eventuais divergências que poderão ser corrigidas preventivamente.

 

Além da geração de relatórios completos apontando não só as inconsistências identificadas, mas também onde estão localizadas, a equipe de profissionais da Bookeepers orienta todo o processo de correção pontual e como evitar que este erro volte a ocorrer.

 

Utilizando a linguagem TCL (Tax Compliance Language), o Compliance BKS permite que, além de contar com a segurança das mais de 10.000 regras tributárias já inseridas, possam ser criadas regras próprias de cada cliente de forma rápida e intuitiva.

 

Utilize a tecnologia a seu favor e invista tempo na solução dos problemas ao invés de perder tempo procurando erros: realize diagnósticos fiscais em poucos segundos reduzindo riscos e custos da sua empresa.

Deixe uma resposta